O Playstation 3 não vingou no quesito multiplataformas. A arquitetura complexa do console fez com que a maioria dos estúdios tivesse dificuldade com ele, resultando em diversos ports de péssima qualidade.
No entanto, com o iminente PlayStation 4, a Sony está esperando para evitar esse problema com uma arquitetura mais tradicional e muita potência. É um atributo que presidente Shuhei Yoshida da Worldwide Studios considera particularmente importante para garantir o sucesso do Playstation 4 com os terceiros.
"Precisamos garantir que os usuários considerem a versão PS4 para ser a melhor e aquele que todos tenham vontade de jogar ", disse ao 4Gamer.net. "Isso pode significar que os gráficos são melhores, o controlador é mais confortável, ou o ponto que eu mencionei anteriormente sobre o console ser mais user-friendly, como você não tem que ligar a energia e desligar ou você pode alternar entre o jogo e Netflix à vontade"
Na verdade, Yoshida acredita que a facilidade de uso vai ser igualmente imperativo na próxima geração. "Em smartphones portáteis e tablets, você pode começar a jogar assim que você quer e sair quando quiser", disse ele. "PS4 será um console doméstico que pode fazer isso também."